Quadricoptero, quadcoptero, quadcopter, multicopter

O objetivo desse blog é compartilhar minha experiência e ajudar pessoas a montar o seu próprio quadricoptero. Se você deseja acompanhar o processo desde o início, comece lendo as postagens mais antigas.

sábado, 5 de novembro de 2011

O que é necessário?

Para poder montar um quadricoptero, você precisará de:

Dinheiro: Pelo menos de uns 600 reais, caso você ainda não possua nenhum material, como por exemplo, rádio, carregador de bateria, bateria...

Conhecimento: É bom que se tenha pelo menos um pouco de conhecimento de eletrônica e programação em C.

Materiais necessários:

Bateria: São usadas baterias de Li-Po (Lithium Polímero), normalmente usa-se de 3 células (12,6 v) e com quantidade de carga que varia entre 2200mAh até 4000mAh, vale lembrar que quanto maior a quantidade de carga, mais pesada é a bateria, logo, tem que avaliar se vale apena ter uma bateria mais pesada.

Motor: Normalmente usam-se motores que variam entre 800kv e 1200kv, kv seria rpm/volt, ou seja, quantos RPM's o motor gira por volt. Motores com kv baixo, deixam o quadricoptero mais estável, enquanto os de kv mais altos são usados para 3D ( fazer manobras, tipo dar loop...), por tanto, se você está começando, é recomendável um motor de kv baixo, por exemplo, 800kv, 850kv...
É interessante comprar uns 2 motores extras, pois ele pode danificar se levar quedas. Existe também a possibilidade de comprar apenas o eixo do motor, pois é o que normalmente fica danifica em uma queda, ai basta trocar esse eixo e o motor fica bom novamente.

ESC: Electronic Speed Control, serve para controlar a passagem do energia para o motor. É ele que controla a velocidade do motor. Normalmente usa-se ESC de 30A.

Hélice: Bem, esse é um dos pontos mais importantes do projeto, as hélices devem estar em harmonia com o motor, ou seja, eles formam um conjunto, a hélice depende do motor e o motor depende da hélice. O recomendado é usar hélices grandes (10 polegadas) para motores de baixo kv, e hélices pequenas (8 polegadas) para motores de alto kv. Vale lembrar que você precisará de 2 hélices que rodam no sentido horário e 2 contra rotativas, que giram no sentido anti-horário. Compre sempre a mais, pois hélices quebram muito facilmente, principalmente no início quando ainda não se tem experiência.

Arduino: É um microcontrolador, ele é responsável por gerenciar tudo, a programação será inserida nele.

Conversor USB serial: Serve para conectar o arduino no PC para poder passar a programação para o arduino.

Sensor: Existem basicamente 4 sensores que são usados para quadricoptero. Giroscópio, Acelerômetro, Barômetro e Magnetômetro. O giroscópio é indispensável, ele é responsável pelo controle, como ir para um lado, para outro, para cima e etc. O acelerômetro é bastante usado, serve para estabilizar, para iniciantes é aconselhável. Já o barômetro e o magnetômetro não são tão usados como acelerômetro, servem para travar a altura e a direção respectivamente. Muitos usam o sensor que tem no controle do videogame Wii.

Rádio transmissor: Faz a comunicação entre o usuário e o quadricoptero.

Carregador de bateria: O nome já diz tudo, serve para carregar as baterias, tem que tomar bastante cuidado com a escolha do mesmo, é sempre bom procurar opinião de quem já comprou um igual ao que você quer comprar, pois muitos são de péssima qualidade e pode estragar sua bateria.

Ferramentas: Motores, frames entre outros, normalmente são fixados com parafusos sextavados, por tanto, sem uma ferramenta compatível fica um pouco difícil deixar tudo bem preso.


Materiais opcionais:

LED: É interessante colocar uma tira de LED's SMD (LED Strip) na parte inferior do quadricoptero, pois em ambientes mais escuros por exemplo, você pode localiza-lo facilmente, e até mesmo distinguir onde é a frente.

Placa central: É uma placa onde se conecta tudo. ESC, receptor, arduino e sensor se conectam nela. Coloquei como opcional pois se você souber confeccionar placas de fenolite ou fibra por exemplo, você mesmo pode fazer essa placa.

Frame: É a estrutura, ja vem com os 4 braços e a parte central, pode ser de alumínio, fibra de carbono ou fibra de vidro. Se você quiser pode fazer a sua, comprando os perfis de alumínio, furando...

Cabos: Sempre bom ter cabos, pois pode-se precisar para fazer uma extensão por exemplo.

Termo retrátil: Serve para cobrir os ESC's e emendas de fios.

Parafusos de nylon: Serve para espaçar placas.

Switch: Se você optar por usar LED's, esse switch serve para receber o sinal do rádio e ativar os LED's, ou seja, você pode liga-los pelo rádio.

Sensor de bateria: Muito importante, pois ele apita quando a bateria do quadricoptero chegar a uma determinada tensão, desse modo você pode pousa-lo em segurança sem correr o risco dele cair por falta de bateria. Vale lembrar que bateria de Li-Po não pode ser totalmente descarregadas, correndo risco de danificá-las permanentemente se isso ocorrer.

18 comentários:

  1. olá amigo, também sou de salvador, estou montando um quad, comprei umas coisas estou esperando chegar para iniciar, comprei uma placa controladora da HK, mais tenho arduino, vc tem o codigo para arduino? se puder me adicione vini_9999@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O código para arduino tem gratuitamente em:
      http://code.google.com/p/multiwii/downloads/list

      Excluir
    2. Olá Marcelo Guedes,

      me chamo Caio e sou estudante da UNIFACS também. Estou iniciante o Projeto ARHTE que é obrigatório a partir do segundo semestre, não é?

      Estou começando minhas pesquisar a respeito do quadricoptero e gostaria de tirar algumas duvidas com você, se puder me adicionar..

      caiometal6@hotmail.com

      espero respostas!

      Grato desde já!

      Excluir
    3. Se puder me mandar um email para que eu possa tirar as duvidas, ficaria muito grato.

      o email segue acima.

      Excluir
    4. Caio, já tentei fazer esse projeto pro ARHTE, não deu muito certo por vários fatores como: pouco tempo pra fazer um projeto desse porte tendo em vista que os materiais demoram 1 mês pra chegar, falta de experiência e o mais importante, falta de conhecimento sobre o assunto, e olha que tentei fazer no 4º semestre e tive ARHTE desde 1º semestre.

      No segundo semestre ainda não se tem quase conhecimento nenhum para um projeto complexo como este.

      Aconselho você fazer outra coisa no ARHTE e ir fazendo esse projeto por fora com calma, caso fique pronto antes do 4º semestre você apresenta como seu projeto.

      No meu perfil tem meu email, da uma olhada lá!

      Excluir
    5. Pra que serve o Babuíno?

      Excluir
  2. Parabens Marcelo pelo Blog... muuuuiiitttoooo instrutivo!!

    Estou precisando montar um Quad ou ate mesmo um Octa... A parte que voce disse que precisa saber programar em C me assutou bastante hahaha para que realmente precisaria saber programar? Tem alguma maneira de facilitar isto?

    Sou videografista e estou muito interessado em fazer captação aerea, se puder me mande um email com seus contatos, talvez possamos fazer negocio se estiver interessado!

    E-Mail: scorissa@gmail.com

    Abraços ate +

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo Guedes, nunca comprei algum produto la fora e importei ele para o Brasil. Se eu comprar um produto em uma das lojas recomendadas por você aqui no blog, e colocar meu CEP, etc, alem do valor do frete e valor do produto, terei que pagar mais alguma taxa? como funciona?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Ola Marcelo, estou montado um hexacoptero.
    Comprei por enquanto o chassi. Vc poderia me dizer qual motor usar?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. ola acabei de montar um hexapod
    gostaria de ajuda par montar um quadri
    poderia me ajudar
    meu email
    zoowltar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Cara... eu posso fazer o upload do software do multiwii direto pro arduino mega ?
    valeu

    ResponderExcluir
  7. Com uma placa de ardoino Uno eu consigo motar o quad ?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. ola amigo tenho todas as peças do quadri menos o arduino e o sensor eu tenho a placa kk 2.1 tem como me passa como fdaço a programaçao e um trabalho escolar g mail natankoringa@gmail.com e outlook natan_souza1.outlook.com

    ResponderExcluir
  10. Qual a altura máxima que ele pode chegar?

    ATT
    Roberto
    http://guiaderuasonline.com.br/

    ResponderExcluir
  11. não aparece o codigo neste site que vc postou https://code.google.com/p/multiwii/downloads/list
    tem como enviar o codigo pra mim quadrosneto2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Ola
    Eu estou querendo saber se meu quadricoptero caseiro pode ser feito de pvc (folha do forro em pvc) ?
    Me responde neste e-mail : lucascaires511@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. oi nao consigo achar o codigo e vc mencionou pode pfv mandar para o meu email pvf
    guilherme.pettersen@gmai.com
    antecipadamente obg

    ResponderExcluir