Quadricoptero, quadcoptero, quadcopter, multicopter

O objetivo desse blog é compartilhar minha experiência e ajudar pessoas a montar o seu próprio quadricoptero. Se você deseja acompanhar o processo desde o início, comece lendo as postagens mais antigas.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aprendendo um pouco mais sobre hélices


Existem vários tipos e modelos, mas vamos nos prender nos pontos principais. Inicialmente, a hélice é caracterizada pelo seu diâmetro, passo e pelo tipo, todas essas informações são condensadas em uma sequência de dígitos. Cada fabricante possui sua designação para o tipo da hélice, mas podemos resumi-los em dois grupos: para baixas rotações, normalmente utilizadas em modelos Slow Flyers (SF, RD) e para médias/altas rotações (E, HD, Sport). 

Por exemplo, uma 10x47SF possui 10 polegadas de diâmetro, 4.7 polegadas de passo (que seria o deslocamento frontal de uma rotação, caso não houvesse deslocamento) e é do tipo Slow Flyer. Já uma 4.5x4.1E possui 4.5” de diâmetro e 4.1” de passo, é para altas rotações (em torno de 30 mil RPM). Outra maneira de representar é HD8040, que seria o mesmo que 8x4HD. 

Deve-se atentar para não superar o limite de rotação da uma hélice, ela pode deformar e perder eficiência, assim como pode se partir. Cada fabricante tem seus limites.

Outro ponto importante é com relação ao passo da hélice. O principal fator influenciado pelo passo é o pitch speed da mesma, ou seja, a velocidade com que o ar é deslocado para trás e, consequentemente, a velocidade máxima que o avião conseguiria avançar para frente em um vôo nivelado. É claro que um passo grande aumenta o empuxo gerado, mas também aumenta o arrasto que cada pá sofre ao cortar o ar. Como em geral não desejamos alta velocidade e sim alta eficiência, é preferível usar hélices SF de passo pequeno. 

As hélices são um pequeno grande problema que existe no ramo dos multicópteros. Quase sempre é necessário que exista aquela hélice tanto com passo normal como com passo reverso, para que existam motores funcionando em rotações opostas para anular o torque gerado. Como são difíceis de encontrar, recomendo escolher primeiro qual hélice irá ser utilizada e só depois os motores, ESCs, bateria, etc. 

Na hobbyking só há hélices com passo reverso da GWS e tripás, 8x4HD e 9x5HD, apesar de que funcionaria, hélices HD tripás não são o ideal para o caso dos multicópteros devido a perda de eficiência atrelada à elas. Para o nosso uso, é melhor escolher hélices Slow Flyer, devido a menor rotação que essas exigem para gerar o mesmo empuxo.

Por Igor Souza.

4 comentários:

  1. ola macelo boa noite fiquei muinto animado com o quadecoptero que voce montou eu acho que e mais facil de pilotar do que helicopteros eu tenho um copterx 450 que lenhei ele estar aposentado gostaria de montar um quadecoptero desse como faco para acha todos conponentes voce pode mim ajudar. ficarei muinto grato.cosmo

    ResponderExcluir
  2. Olá, fiz todas minhas compras em sites estrangeiros, tipo hobbyking, RCTimer, Flyduino...
    Você pode encontrar o link desses sites no menu a direita. E para sanar suas eventuais dúvidas pode procurar ajuda em fóruns especializados como o
    http://www.e-voo.com/
    http://www.rcgroups.com/forums/index.php (em inglês).

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo,

    o que você recomendaria de hélice para um quadricóptero que irá transportar um compartimento de pó de cerca de uns 400 gramas?

    Obrigado.

    Mário.

    ResponderExcluir
  4. marcelo aproveitando a pergunta do Mario eu tbm estou querendo montar um quadricoptero só nao sei quais peças, esses esc tem 30A 10A motores de varios kv's gostaria de saber quais servem para quais e se possivel vc passar uma lista de materiais para 2 tipos de quadricopteros um potente e um mais fraco para eu começar a comprar as peças sera que vc pode me ajudar nisso?? estou disposto a gastar uns R$2.000 em um oq vc pode me indicar?

    ResponderExcluir