Quadricoptero, quadcoptero, quadcopter, multicopter

O objetivo desse blog é compartilhar minha experiência e ajudar pessoas a montar o seu próprio quadricoptero. Se você deseja acompanhar o processo desde o início, comece lendo as postagens mais antigas.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Início

Bem, comecei a fazer as compras para montar um Quadricoptero ( Quadcopter em inglês), no menu desse blog você pode encontrar os sites que utilizei para comprar os materiais.

Não sou nenhum expert no assunto (ainda), porém já li bastante a respeito e irei compartilhar com vocês o que já aprendi, o que ainda irei aprender e as dificuldades encontradas durante a montagem.

Meu quadricoptero terá 4 sensores: Giroscópio, Acelerômetro, Barômetro (para travar altitude) e Magnetômetro (para travar a direção). Futuramente, depois dele já construido, pretendo implementar um módulo GPS para travar a posição dele, e FPV (Firts Person View) que é colocar um câmera embarcada com um suporte apropriado para eu poder controlar ele sem que ele esteja no meu angulo de visão, pois estarei vendo tudo que o quadricoptero estiver "vendo".

Depois do quadricoptero pretendo fazer um Hexacoptero ( Hexacopter em inglês).


Alguns Videos que me inspiraram a fazer o quadricoptero:




6 comentários:

  1. Cara, primeiro parabéns pelo blog. Muitas informações interessantes. Eu também sou Eng. Eletrônico e to querendo montar um desses, mas quero partir do zero, fazendo toda a eletronica.ESC's, placa controle, Radio(usando o Nordic NRF24L01 que eu já tenho funcionando aqui em outro projeto), etc. Eu não tinha visto até agora a utilização do barometro e magnetometro nos aeromodelos, vou começar a pesquisar sobre eles. Att. Anderson Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson,

      O barômetro eu uso pra travar a altura, óbvio que não é preciso, pode dar uma variação de até um 5 metros para cima ou para baixo, ou até um pouco mais. e o magnetômetro para travar a direção, ele vai sempre apontar pra onde você definir.

      Conselho: Pesquise bem antes de sair comprando, não me arrependo do que comprei, porém se eu tivesse pesquisado mais, não teria comprado algumas futilidades inúteis que acabei comprando!

      Excluir
  2. Cara, ta com 4 horas que procuro um tutorial desses para montar meu quadricoptero, ajudou bastante msmo.! obg!

    ResponderExcluir
  3. Mano, não sei quanto eu vou gastar nem se vou encontrar as peças mas vou ate o fim.
    Julio Celedon

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o Blog parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir