Quadricoptero, quadcoptero, quadcopter, multicopter

O objetivo desse blog é compartilhar minha experiência e ajudar pessoas a montar o seu próprio quadricoptero. Se você deseja acompanhar o processo desde o início, comece lendo as postagens mais antigas.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pronto pra Voar - Projeto X8-AU

Finalmente terminei a montagem do octocoptero (X8-AU), comprei 3 tamanhos de hélices para ver qual se encaixa melhor no quesito estabilidade e desempenho. Posso dizer que a estabilidade varia bastante de hélice pra hélice, isso porque o ganho do controlador foi ajustado para uma hélice, e não para outra, então a solução é encontrar o ajuste perfeito para cada hélice.

Hélices que estão sendo usadas nos testes:
10x4.5
11x4.7
12x3.8

Em breve resultados e vídeos dos testes.






8 comentários:

  1. Fala Marcelo,

    gostei do "bizorrão", huhauhauhuahua!

    Sucesso aí e depois poste sobre as hélices, pois, muito me interessa!

    Abraços,
    Mário

    ResponderExcluir
  2. Cara parabéns pelo seu projeto, ficou perfeito. Encontrei seu blog em uma pesquisa sobre aeromodelos e quadricopteros. Vi um vídeo no youtube e fiquei doido pela maquina. Desde então tenho analisados alguns modelos e noto a complexidade que é para montar um projeto deste. Você indicaria a compra de um quadricoptero já pronto?

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo, muito bom os seus quad.
    Estou montanto um e durante os testes surgiu uma dúvida, queria saber se vc pode me ajudar. O que aconteceu foi o seguinte:
    Liguei o motor brushless de 1450kv da turnigy, a um esc 30A multistar a uma bateria 4s 2200maH de 20C.
    Com a bateria carregada o motor inicia por exemplo passando 900 e soa o bip, ao passar o valor 1160 o motor começa a girar em baixa velocidade e a medida que aumento o valor ele aumenta a rotação. Até ai tudo bem, o problema(pelo menos eu acho) que ocorre é que a medida que a bateria vai sendo usada esses valores mudam, ao invés do motor começar a girar com 1160e só começa a girar passando 900. O que eu estou achando é que a medida que a carga da bateria diminui os valores pra o motor funcionar mudam. Se isso for realmente verdade, qual seria uma solução?
    Visto que isso é bastante arriscado, imagine você voando e no meio do vôo o quad não responder da maneira esperada.
    Antecipadamento agradeço.
    Moro em Salvador, quando vier pra cá, avise aqui no blog e podemos marcar pra botar nossos quads pra voar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome acabou não saindo no comentário acima. Estou montando o quad e estou fazendo a minha própria programação usando o arduino.

      Excluir
  4. Olá Marcelo,
    vi o seu material e fiquei muito entusiasmado para montar um Quad para filmagens. Ainda não entendo muito do tema, mas fica aqui registrado o meu apoio ao seu blog. Se possível, gostaria de poder contar com sua experiência. A princípio, vc acha viável fazer o frame ou comprar pronto?
    Posta algo sobre a dinâmica de voo do quadricoptero (como faz curva, etc..)

    ResponderExcluir
  5. Deixando meu registro aqui. Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa de documentar e compartilhar seu esforço com as outras pessoas.
    Montar um quad será o meu próximo passatempo e estou começando a ler alguma coisa sobre isso nas minhas horas vagas.

    ResponderExcluir
  6. Grande Marcelo,
    vc pode tirara algumas dúvidas?
    - Qual a vantagem de se ter 2 helices no mesmo braço. Dá mais estabilidade? - - Considerando que pretendo usar o aparelho para filmagens/fotos qual a configuração mais estável? "+", "X", "Quad" ou "Octo"?
    - Qual a relação de peso x motor x hélice para realizar o levantamento de uma carga?

    Abraços e parabéns pela iniciativa?

    ResponderExcluir
  7. caro, gostaria de modificar meu quad e gostei do seu projeto.
    Poderia me dar umas dicas? você liga os conjuntos de cada braço (motor e esc) ao mesmo canal da placa controladora? A diferença pelos motores estarem mmontados um contrario ao outro fica so por conta do passo ou do sentido de rotação do mmotor?

    ResponderExcluir