Quadricoptero, quadcoptero, quadcopter, multicopter

O objetivo desse blog é compartilhar minha experiência e ajudar pessoas a montar o seu próprio quadricoptero. Se você deseja acompanhar o processo desde o início, comece lendo as postagens mais antigas.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tutorial sobre Placas Controladoras de Voo

Se você é iniciante provavelmente está se perguntando como vai fazer para controlar o seu quadricoptero.

Pois bem, você tem três opções:

1- Fazer seu próprio programa de controle ( o que é MUITO difícil, pois precisa de um bom conhecimento em microcontroladores, e melhor ainda em programação em linguagem C). Vale lembrar que mesmo fazendo a própria programação, precisará ainda de pelo menos uma placa com sensor giroscópio. 

2- Comprar uma placa pronta que já vem com toda a parte de controle pronta pra você apenas ter o trabalho de ligar alguns cabos e configurar o rádio ( Que mesmo assim ainda é um grande desafio para alguém inexperiente nessa área).

3- Podemos dizer que existe um meio termo, que se chama plataforma Multiwii ( http://www.multiwii.com/ ).
Nessa plataforma, compra-se uma placa com as ligações já feitas ou faz-se uma, compra uma placa com sensores, que pode ser apenas com giroscópio, ou também com acelerômetro, barômetro e magnetômetro, compra um arduino nano e programa o arduino com a programação pronta da Multiwii. Se você entende de programação pode fazer modificações no código ou até mesmo ajudar no desenvolvimento e aperfeiçoamento  dessa plataforma.

Digamos que você escolheu a opção 2, deve estar se perguntando, tá quero uma pronta, mas qual? quais existem? qual a melhor?....
Vou citar algumas placas prontas que são bem conhecidas no mercado:
KK
DJI Naza
TMF
HobbyKing

Só me lembro dessas no momento, tem placas que custam 15 dólares que tem apenas giroscópio, caso da HobbyKing Control Board até as de mais de 200 dólares que tem também acelerômetro, barômetro, magnetômetro e algumas até GPS, Como por exemplo a Naza e alguns modelos da KK.

O mais importante antes de comprar algo é pesquisar bastante, principalmente em fóruns como o evoo e o rcgroups, pois muitas coisas são caras e demoram pra chegar, então tenha certeza do que quer antes de comprar.

Lembre-se: A virtude mais importante na construção de um quadricoptero ou similar é a PACIÊNCIA, porque as encomendas podem demorar até 77 dias pra chegar como já aconteceu comigo.


15 comentários:

  1. Boa Tarde, coloca um post com todos os materiais gastos e links.

    ResponderExcluir
  2. ei cara tudo bem?
    estou começando meu curso de técnico em eletromecânica, será que quando terminar terei uma boa base conseguir montar meu quadricoptero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito relativo, tem pessoas que não tem a profissão ligada a essa área e consegue montar. O segredo está em você pesquisar e se informar! Eu já aprendi muito mais na internet do que na sala de aula! Comece a pesquisar sobre o assunto que logo logo você consegue montar.

      Excluir
  3. Bom dia Marcelo, já tenho o arduino duemilanove. Gostaria de saber o que mais é preciso para construir nosso quad de TCC. Sei que existem placas prontas na HobbyKing, mas o arduino necessita de alguns itens a mais, como os sensores giroscópio e acelerômetro, ou estou enganado? Também quero saber uma lista de prioridades dos materias a serem comprados, com o arduino já em mãos, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para usar junto com o arduino você precisa pelo menos do giroscópio, o acelerômetro você pode colocar ou não, ele melhora bastante a estabilidade. Olhe minha segunda postagem, lá tem os materiais necessários. vale lembrar que as placas que tem no mercado são feitas para o arduino pro mini, então você teria que ver a pinagem correspondente no duemilanove.

      Excluir
  4. Ola Marcelo, boa noite,
    Sabe me dizer onde encontro manual de montagem do quadri DJI 450?
    Grato- Aluisio

    ResponderExcluir
  5. Ola Marcelo. Meu nome é Aluisio.
    Com relação ao manual do DJi 450 já me virei.Achei um tutorial no site de aeromodelismo.
    Ira chegar uma placa DJI NAZA com GPS.Voce pode me dar umas dicas de programação.
    Sou aeromodelista em aviões e Helis , isso me facilita um pouco as coisas, mas , multimotores é um ambiente muito diferente
    Grato- Aluisio

    ResponderExcluir
  6. Marcelo boa tarde, estou fazendo T.I e tenho uma fetec pela frente na qual estou pensando em apresentar um quad com arduino, só que não tenho muita experiencia na area de eletronica e preciso ter uma base do que irei precisar para montá-lo... se puder me ajudar agradeço( Ps: é uma coisa mais simples, pois irei usar o mesmo projeto para a do ano que vem onde eu farei uma programação mais avançada para ele.) Obrigada, Dardania

    ResponderExcluir
  7. Boa noite
    Marcelo será que teria como você me auxiliar na montagem de um quad, estou pesquisando muito o projeto ( o qual irei apresentar na faculdade).
    Vamos conversar por e-mail. leoshadow2@hotmail.com

    aguardo seu contato.
    Grato

    ResponderExcluir
  8. Ola Marcelo,

    estou montando um essa configuração da certo?
    Bateria 2.2mah 11.1v 3s
    motor 1000kv
    esc 30A

    tenho que mudar alguma coisa??

    aguardo sua resposta estou com muita duvida.
    valeu

    ResponderExcluir
  9. Caro Marcelo,

    Comprei e montei um kit frame x525 com eletrônica completa. Meu rádio é o turnigy 9x. Acontece que após montar a placa (kk5.5) não estou conseguindo estabilidade no quadcoptero, ou seja, está faltando pouco para voar mas não sei bem o que está faltando. Já inverti alguns canais no rádio mas não obtive sucesso. Vc teria alguma dica?

    ResponderExcluir
  10. Vcs recomendam compra por q sites? o DX é seguro?

    ResponderExcluir
  11. ola amigo montei um quadricoptero com a placa kk 2.0 e estou cm um poblema ela fica bepando sem parar me ajuda pf meu whatzapp e 07999120740 email phellipese@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. OLA Marcelo bom dia,,Marcelo de acordo com o que eu li no seu blog vc e o melhor para falar e explicar sobre aeromodelismo--amigao gostaria muito de ter a tua ajuda,eu ja tenho tres avioes planos um piperj3 cub,,tenho um cessna e um bimotor e ainda nao voei com eles por falta de simulador de voo.eu um mais nao consigo exteair os driverss,faria isto pramim,fale comigo no watsap 999207070

    ResponderExcluir