Quadricoptero, quadcoptero, quadcopter, multicopter

O objetivo desse blog é compartilhar minha experiência e ajudar pessoas a montar o seu próprio quadricoptero. Se você deseja acompanhar o processo desde o início, comece lendo as postagens mais antigas.

sábado, 10 de agosto de 2013

Video 1 University of Queensland - Projeto X8-AU

Ontem fiz o primeiro teste com o gimbal pra câmera, posso dizer que o resultado foi razoável, é perceptível um pouco de vibração, devido a demasiada vibração do octo devido ao fato da turbulência gerada entre os motores superiores e inferiores, porém tentarei diminuir essas vibrações mexendo no PID do gimbal!

Pude concluir também, que do ponto de vista de segurança, o octo no formato X8 funciona perfeitamente, tirando um dos motores, ele continua voando sem problema, porém no quesito estabilidade deixa um pouco a desejar em relação a formação convencional.

Segue abaixo vídeo feito aqui na University of Queensland, onde estudo. Lembrando que esse é apenas a primeira parte do vídeo, nas próximas semanas estarei fazendo novos vídeos de outras partes da universidade, que é gigante!!




13 comentários:

  1. Vi seu blog inteiro essa madrugada xD, parabéns pelo trabalho.
    Quero saber sobre a university of queensland, você
    está aí pelo programa CSF?

    ResponderExcluir
  2. Parabens Marcelo, tenho the acompanhado poor aqui e realmente teu trabalho eh dig no de elogios. VC pode disponibilizar o set up do teu octoCoptero? Estou em fase final de um quad simples e gostaria de ter o teu quad como proximo projeto. Posso "colar"...rsrsrs?
    Poderia disponibilizar algum material de leitura mais tecnica para o "entusiasta domestico"?
    Muito obrigado e maid um a vez parabens.

    Ed.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,

    Para esse projeto, você continua usando o rádio da turnigy 9x com módulo FrSky? e para FPV? ainda é o LawMate?

    Acompanho seu blog desde a primeira postagem, parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom seu blog, Marcelo!!! Parabéns pelo resultado de seu trabalho, realmente seu afinco te rendeu bons "louros de vitória"!!! Eu trabalho com manutenção de redes aéreas de distribuição de energia, e um drone profissional para inspeção visual e inviável em termos de custo, por isso acredito que montar um quadcoptero seria uma ótima saída; com relação ao FPV, existe alguma sugestão da sua parte? Acredito que a Go pro hero não seja muito adequada para este tipo de modalidade, mas não conheço nenhum sistema próprio para tal.

    Mais uma vez Parabéns

    Edmilson Lanes Ramos
    Eletrotécnico - MPRJ

    ResponderExcluir
  6. ola marcelo vou iniciar em um projeto de multi motores e gostei muito desse seu primeiro projeto do quad, você poderia me passar a referencia das pecas que você utilizou para montar ele ? se sim me mande por email por favor ronan.donda@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  7. Fala, Marcelo!
    Tudo bem?

    Antes de mais nada, parabéns pelo blog contando suas experiências! Muito bom!
    Comecei a montar um quadricoptero inspirado na sua experiência! kkk

    Queria saber se poderia me ajudar ao longo dos meus testes! Comecei um blog também, aonde descrevo passo-a-passo o que estou fazendo! Poderia citar o seu blog no meu?

    Abraço!
    Ciro.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Primeiramente parabéns pelo seu projeto, muito bom!!
    Sou estudante de Ciência da Computação, estou começando com um projeto parecido.
    Poderia me dizer qual o modelo/fabricante dos motores que você está usando?

    Obrigado
    E mais uma vez, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. bom dia amigo, qual programa vc usa pra editar os filmes, ficaram ótimos. parabéns, estou começando a minha primeira montagem.

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcelo, o seu trabalho está ótimo. Além de realizar um sonho pessoal tb. está ajudando outras pessoas a realizarem os seus. Parabéns.
    Vc me encorajou a iniciar o meu projeto de um quadricóptero, sou engenheiro mecânico e estou fazendo um curso de robótica.
    Com certeza vou precisar de umas dicas durante o processo, seria possível ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Marcelo: a respeito do seu octóptero, solicito informar quanto tempo ele permanece no ar, a distância quie ele pode ir sem perder o sinal de comando e como vc. comanda este equipamento.

    ResponderExcluir
  12. Marcelo, boa noite...
    Não sei se é ativo ainda no site, mas gostaria de saber se está disponível para me dar uma mão, pretendo montar meu primeiro QUAD com FPV, e gostaria de saber se consegue me indicar onde encontro algumas informações...

    Como o objetivo é montar com FPV, tenho bastante preocupação com o peso final, então pretendo economizar peso onde puder, e ao mesmo tempo montar um modelo "robusto".

    Tenho um pouco de experiência já com Arduino e já utilizei em outros projetos não vontados ao aeromodelismo, mas gostaria de utilizá-lo no controle.

    Minha idéia era:
    FRAME:
    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22781__Turnigy_Talon_Quadcopter_V2_0_Carbon_Fiber_Frame_550mm.html
    (Parece leve e robusto!)

    HELICES, MOTORES e ESCs:
    Não entedi direito como selecioná-la, tenho que calcular pelo empuxo correto? Mas como chegar nessa informação?
    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__34086__Turnigy_Carbon_Mixed_slow_fly_prop_w_adapters_1038_SF_4_pc_.html
    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__34085__Turnigy_Carbon_Mixed_slow_fly_prop_w_adapters_1038_SF_4_pc_Right_Hand_Rotation_.html
    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__26988__Turnigy_Aerodrive_SK3_2822_1275_Brushless_Outrunner_with_Short_Shaft.html
    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__25366__Turnigy_Multistar_45_Amp_Multi_rotor_Brushless_ESC_2_6S.html

    BATERIA:
    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11946&aff=64701
    Está certo o dimensionamento pelos motores que selecionei?

    Além de tudo isso, gostaria de saber sobre os controladores de voo, pelo que vi precisarei de gyroscópio, acelerômetro, barômetro e magnetometro correto ? Que modelos posso utilizar e onde poderei encontrar esquema de ligação dos mesmos no arduino?

    Aproveitando, muito obrigado pelos posts, foram muito importantes para o incentivo inicial, não vejo a hora de montar meu primeiro quad.

    Obrigado.

    ResponderExcluir