Quadricoptero, quadcoptero, quadcopter, multicopter

O objetivo desse blog é compartilhar minha experiência e ajudar pessoas a montar o seu próprio quadricoptero. Se você deseja acompanhar o processo desde o início, comece lendo as postagens mais antigas.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Placa, Rádio e Bateria

A placa de sensores usa uma tensão de 3,3v, e a placa que comprei da flyduino só tem 5v como saída, a não ser que compre um kit composto de um regulador de tensão 3,3v + 2 capacitores, como só percebi isso depois, esse kit regulador foi comprado posteriormente e ainda não chegou, por isso estou usando a placa de sensores na placa rushduino que ganhei gratuitamente do cara que me vendeu o sensor. Essa placa equivale a um arduino pro mini + conversor FTDI com saída mini USB.

Placa Rushduino + Placa de Sensores:




Bem, pelo que testei até agora do rádio parece ser muito bom para seu preço!

Rádio Turnigy 9x e Bateria 2650 mAh para o quad:




7 comentários:

  1. Marcelo, como é feita a ligação dos fios do receptor do radio controle na placa Rushduino? Preciso fazer a interpretação dos comandos "na unha" ou existe algo pronto para esta placa, de forma que se eu ligar os fios eu já consigo ter os controles básicos? (Como percebeu, sou totalmente leigo no assunto). Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode fazer a programação para arduino, ou então usar uma plataforma usada multiwii, que já tem a programação pronta, bastando apenas fazer alguns ajustes.

      Excluir
  2. Marcelo, estou montando um quad com a plataforma Multiwii (Arduino + WMP + NK). Já está tudo montado, bastando apenas configurar o rádio. Eu tenho um FlySky FS TH9X (Clone do Turnigy 9x). Como faço para configura-lo? Tenho que fazer como ACRO ou HELI? Sei que teho que colocar os end points a 120%. O mais devo fazer? Você seguiu algum tutorial? Poderia me passar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente só isso mesmo, só recomendo usar em modo HELI se for usar o siwtch de 3 posições, como não é seu caso, melhor usar modo ACRO. Depois vá em display e veja se quando você colocar os sticks pra cima a barra se move pra direita, e pra baixo pra esquerda, e óbvio se colocar pra direita deve se mover pra direita...

      Excluir
    2. Olá Marcelo, obrigado pela resposta. Pra te dizer a verdade eu preciso usar algum outro canal para acionar meu magnetometro e meu barometro que comprei recentemente. Se eu utilizar em modo ACRO eu consigo utilizar os outros canais? O que muda no modo HELI para o switch de 3 posições? Desde já agradeço!

      Excluir
  3. Olá Marcelo,
    Sou novo no assunto.
    Estou pensando em comprar a placa rushduino, conforme a tua recomendação. Vi que no site eles tem três placas diferentes. A Rushduino FlightController FTDI, a Rushduino MCE OSD V1.2 e a Rushduino GPS MCE V1.3. Perguntei no site a diferença entre elas, mas não obtive resposta até agora.
    1 - Se eu comprar a Rushduino MCE OSD, eu terei o display de vôo com as informações (altitude, pressão, temperatura, etc.) ou eu ainda preciso comprar o OSD separado e instalar junto a placa controladora?

    2 - Terei que usar uma placa de sensores (barômetro, magnetômetro, giroscópio) ou a Rushduino MCE OSD já vem com eles?

    3 - Essa placa Rushduino GPS MCE V1.3 é dedicada apelas para GPS, certo? Não serve para controle de vôo?!

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo voce poderia fazer um novo poste, e em vez de radio poderia configurar o arduino para ser controlado a partir de um celular andriod ao inves de por um radio. fica a dica ai, porque gostaria muito de saber como ficaria.

    ResponderExcluir