Finalmente terminei a montagem do octocoptero (X8-AU), comprei 3 tamanhos de hélices para ver qual se encaixa melhor no quesito estabilidade e desempenho. Posso dizer que a estabilidade varia bastante de hélice pra hélice, isso porque o ganho do controlador foi ajustado para uma hélice, e não para outra, então a solução é encontrar o ajuste perfeito para cada hélice.
Hélices que estão sendo usadas nos testes:
10x4.5
11x4.7
12x3.8
Em breve resultados e vídeos dos testes.
Fala Marcelo,
ResponderExcluirgostei do "bizorrão", huhauhauhuahua!
Sucesso aí e depois poste sobre as hélices, pois, muito me interessa!
Abraços,
Mário
Cara parabéns pelo seu projeto, ficou perfeito. Encontrei seu blog em uma pesquisa sobre aeromodelos e quadricopteros. Vi um vídeo no youtube e fiquei doido pela maquina. Desde então tenho analisados alguns modelos e noto a complexidade que é para montar um projeto deste. Você indicaria a compra de um quadricoptero já pronto?
ResponderExcluirOlá Marcelo, muito bom os seus quad.
ResponderExcluirEstou montanto um e durante os testes surgiu uma dúvida, queria saber se vc pode me ajudar. O que aconteceu foi o seguinte:
Liguei o motor brushless de 1450kv da turnigy, a um esc 30A multistar a uma bateria 4s 2200maH de 20C.
Com a bateria carregada o motor inicia por exemplo passando 900 e soa o bip, ao passar o valor 1160 o motor começa a girar em baixa velocidade e a medida que aumento o valor ele aumenta a rotação. Até ai tudo bem, o problema(pelo menos eu acho) que ocorre é que a medida que a bateria vai sendo usada esses valores mudam, ao invés do motor começar a girar com 1160e só começa a girar passando 900. O que eu estou achando é que a medida que a carga da bateria diminui os valores pra o motor funcionar mudam. Se isso for realmente verdade, qual seria uma solução?
Visto que isso é bastante arriscado, imagine você voando e no meio do vôo o quad não responder da maneira esperada.
Antecipadamento agradeço.
Moro em Salvador, quando vier pra cá, avise aqui no blog e podemos marcar pra botar nossos quads pra voar.
Meu nome acabou não saindo no comentário acima. Estou montando o quad e estou fazendo a minha própria programação usando o arduino.
ExcluirOlá Marcelo,
ResponderExcluirvi o seu material e fiquei muito entusiasmado para montar um Quad para filmagens. Ainda não entendo muito do tema, mas fica aqui registrado o meu apoio ao seu blog. Se possível, gostaria de poder contar com sua experiência. A princípio, vc acha viável fazer o frame ou comprar pronto?
Posta algo sobre a dinâmica de voo do quadricoptero (como faz curva, etc..)
Deixando meu registro aqui. Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa de documentar e compartilhar seu esforço com as outras pessoas.
ResponderExcluirMontar um quad será o meu próximo passatempo e estou começando a ler alguma coisa sobre isso nas minhas horas vagas.
Grande Marcelo,
ResponderExcluirvc pode tirara algumas dúvidas?
- Qual a vantagem de se ter 2 helices no mesmo braço. Dá mais estabilidade? - - Considerando que pretendo usar o aparelho para filmagens/fotos qual a configuração mais estável? "+", "X", "Quad" ou "Octo"?
- Qual a relação de peso x motor x hélice para realizar o levantamento de uma carga?
Abraços e parabéns pela iniciativa?
caro, gostaria de modificar meu quad e gostei do seu projeto.
ResponderExcluirPoderia me dar umas dicas? você liga os conjuntos de cada braço (motor e esc) ao mesmo canal da placa controladora? A diferença pelos motores estarem mmontados um contrario ao outro fica so por conta do passo ou do sentido de rotação do mmotor?